Cursos Gratuitos em Manaus pela Cetam

Quem está em busca de capacitação profissional, mas não conta com recursos suficientes nos dias de hoje e reside na capital do estado do Amazonas, Manaus, pode recorrer a uma das mais de seis mil novas vagas geradas pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).

De acordo com informações do portal de notícias da TV Globo, o G1, todas as oficinas de qualificação para o mercado de trabalho e também para a área de informática são ministradas no Centro Thiago de Mello e ainda nas sete unidades dos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso de Manaus.

Cursos Gratuitos em Manaus pela Cetam

Conforme informações do Governo do Amazonas, as matriculas devem ser feitas unicamente pela internet até que todas as turmas estejam completamente preenchidas. Além disso, as aulas serão realizadas nos três turnos: matutino, vespertino e também noturno.

O tempo de dedicação para a conclusão da formação profissional pode mudar conforme o curso selecionado pelo interessado. Algumas ofertas de capacitação contam com duração de 20 horas a até 160 horas, enquanto que outros cursos podem chegar até 90 dias de aulas presenciais.

Vale destacar que entre as oficinas disponibilizadas, os interessados podem optar por culinária, cabeleireiro, trabalho com operação de logística, informática básica, informática avançada, entre outras modalidades de ensino.

Inscrição

Mesmo que as oficinas gratuitas do Cetam estejam a disposição de todos os moradores de Manaus, há algumas condições que devem ser levadas em consideração para a aceitação no curso pretendido. Basicamente, o candidato necessita ter mais de 14 anos, estar freqüentando o último ano do ensino fundamental II ou já ter finalizado essa etapa da educação básica.

Além disso, o morador da capital do Amazonas deve se lembrar de levar cópias da seguinte documentação:

  • Registro Geral,
  • CPF válido (com menos de dez anos de emissão),
  • comprovante de residência (conta quitada de água, luz, telefone, televisão, gás, etc)
  • comprovação de seu nível escolar.

A partir do momento que o cidadão obteve a confirmação da conquista de sua vaga no curso desejado, o encaminhamento de todo o processo de matricula e também da entrega da documentação, citada anteriormente, deve ser feita no local escolhido, ou seja, onde será ministrado curso do Cetam.

Importância da Qualificação Profissional

A gravidade da crise financeira que gerou desemprego, aumentou a inflação, gerou o fechamento de milhares de empreendimento, elevou os preços de alimentos e produtos básicos é um dos principais motivos para que o trabalhador retorne para a sala de aula sempre que possível.

Independente de sua profissão, sempre vai haver algo diferente, um procedimento novo, uma técnica sofisticada e algum conceito que exige mais atenção.

Então, se o segmento não está parado no tempo e segue se renovando, você também não pode correr o risco de ficar para trás, não é mesmo? Portanto, sempre que exista a oportunidade de efetuar alguma qualificação profissional gratuita, não perca tempo e se apresse em fazer a inscrição.

Add Comment