Pronatec Oferta Voluntária 2017: Vagas Abertas

Estão abertas as inscrições para o Pronatec Oferta Voluntária 2017, nova edição do programa do governo federal que facilita o acesso à educação profissionalizante, oferecendo centenas de milhares de vagas para cursos gratuitos em todo o Brasil. Interessado em participar? Confira as informações a seguir!

Pronatec Oferta Voluntária

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), o Pronatec Oferta Voluntária visa à ampliação e democratização da oferta de cursos de formação profissional. A idade mínima para participar é de 15 anos.

Pronatec Oferta Voluntária 2017

A nova oferta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego contempla cursos gratuitos presenciais e à distância, abrangendo várias áreas do conhecimento. Essa edição tem quatro etapas: 500 mil vagas no mês de julho, 500 mil em agosto e 500 mil em outubro. A última será aberta em 2018.

Cursos FIC ou de Qualificação Profissional Gratuitos

Uma das opções de cursos grátis Pronatec Oferta Voluntária 2017 é nas modalidades de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Qualificação Profissional, que têm foco em uma área de atuação específica.

Trata-se de cursos de curta duração (três a cinco meses), com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite. Para os cursos FIC gratuitos, os pré-requisitos variam conforme a qualificação desejada, mas a escolaridade mínima é o ensino fundamental incompleto.

As opções variam de acordo com a cidade e a demanda local, lembrando que há alternativas presenciais e EAD. Ao final, os alunos recebem certificação de qualificação profissional válida em todo o Brasil.

As aulas serão ministradas por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, parceiras do Pronatec, que estão ofertando os cursos de forma voluntária.

Cursos Técnicos Gratuitos

Outra opção está nos cursos técnicos gratuitos Pronatec Oferta Voluntária 2017, que têm como público-alvo os candidatos egressos do ensino médio, disponibilizando formação em vários segmentos.

Nessa modalidade, a duração é maior (um a dois anos), conforme a área escolhida, o projeto pedagógico e a distribuição da carga horária ao longo do curso técnico, propiciando uma formação bem mais ampla.

A oferta de cursos técnicos grátis varia conforme a região, e assim como nos cursos FIC e de qualificação, também é possível encontrar aulas presenciais e à distância.

Inscrições

As inscrições para Pronatec Oferta Voluntária são realizadas em duas etapas. Primeiramente é preciso se cadastrar no site http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro, onde você encontra todas as opções de cursos por cidade. Depois é necessário confirmar o cadastro pessoalmente, na instituição escolhida.

O cadastro para a primeira etapa já terminou, mas o prazo para a segunda etapa vai até o dia 18 de agosto. Já a terceira etapa será aberta em outubro e a quarta em fevereiro de 2018.

Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos, e há prioridade para candidatos que atenderem a um dos seguintes pré-requisitos:

  • Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive EJA;
  • Pessoas que cursaram o nível médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada;
  • Trabalhadores, incluindo silvicultores, agricultores familiares, aquicultores, pescadores e extrativistas;
  • Beneficiários de programas de transferência de renda federais;
  • Indígenas;
  • Portadores de necessidades especiais;
  • Comunidades quilombolas;
  • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

Add Comment